Como Você Vê Seus Concorrentes Pode Ser Um Grande Erro…

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Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu ameaçada por um concorrente, pelo menos um pouquinho. Não vale mentir!

Eu já me senti assim quando comecei a trabalhar como fotógrafa. Vivia insegura, me sentindo imatura e pequena diante de tantos trabalhos bons que eu via na internet. Como garantir os mesmos resultados daqueles profissionais que eu admirava tanto? Será que existe espaço para mim nesse mercado? Então eu comecei a trabalhar esses questionamentos dentro de mim e depois, quando fui estudar (e praticar) estratégia de comunicação digital para o meu negócio, percebi que essas inseguranças já não me afetavam tanto.

É super compreensivo que você se sinta assim. Vivemos em um mundo agressivo de comparações. A todo momento alguém nos bombardeia com pensamentos de escassez e muitas vezes nos deixamos levar por eles. Chegamos a acreditar que não tem lugar para todo mundo. Que se a fulana já está dominando aquele nicho, não tem lugar pra nós. E vem aquela sensação de que estamos o tempo todo disputando espaço com outras pessoas, um verdadeiro empurra-empurra mesmo. Não há espaço para trocas, somente para competição.

Ter esse tipo de postura é estressante, inútil e danoso. Quando você evita interagir com outros do seu mercado, você acaba prejudicando seu crescimento profissional e, no fim da história, até atrasando a evolução do seu próprio mercado. Parece contraditório, mas é a mais pura verdade!

FAZENDO AS PAZES COM A CONCORRÊNCIA

Tem muita gente boa do empreendedorismo criativo falando sobre isso já faz um tempo. A Rafa Cappai e a Melodia Moreno são ótimos exemplos de profissionais que eu admiro muito e que em vez de falarem em competição preferem o termpo coopetição, ou seja, todos incentivando e cooperando um com o crescimento do outro.

Vale lembrar que isso fortalece não só os fornecedores e a negociação com os clientes, mas também a imagem do seu produto ou serviço aos olhos de quem está do lado de fora do mercado. É vantajoso para todo mundo que o mercado se torne mais maduro e uniforme, que os empreendedores se unam para pensar juntos no desenvolvimento de soluções e posturas em comum. E, num momento delicado da economia do país como o que estamos passando, porque não se aliar a outros profissionais para buscar resultados que tragam benefícios e forças para todos?

Agora ficou mais fácil entender como adotar um novo olhar sobre a concorrência pode te fortalecer ao invés de enfraquecer?

Dê o primeiro passo e apresente-se ao seu concorrente, ressalte as qualidades do trabalho dele. Fortaleça laços e proponha parcerias. Você verá que ele pode ter as mesmas inseguranças que você, mas baixa a guarda e dá espaço para que vocês criem um relacionamento a partir da sua iniciativa.

UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A CONCORRÊNCIA

Saiba que você pode aprender muuuito com o sucesso dos seus concorrente! Basta observar com objetividade alguns pontos:

1 – Qual o posicionamento de marca dele;

2 – Os produtos que ele oferece; 

3 – Como é seu relacionamento com os clientes;

4 – As estratégias de comunicação e marketing que ele desenvolve.

Se puder, experimente os produtos oferecidos pelo seu concorrente, conheça-os mais profundamente e avalie sua entrega e o pós-venda. IMPORTANTE: a intenção aqui não é plagiar, tá?

Lembra que recomendei que isso seja feito com objetividade? Se você enxergar seu concorrente como um inimigo ou estiver se sentindo insegura e até mesmo com inveja do sucesso do outro, não vai conseguir fazer essas avaliações de modo imparcial e realmente útil para seu negócio.

Deixe isso para lá, a palavra-chave aqui é ressignificar! Busque dar novo sentido à palavra ‘concorrente’ e desenvolva mais confiança em seu próprio negócio. Se hoje o outro empresário ou empresária tem mais sucesso e clientes que você, significa que ele ou ela já percorreu caminhos e estudos que você ainda precisa trilhar. E a partir da análise do negócio dele/dela, você pode identificar em quais caminhos e estudos deve apostar para continuar progredindo rumo ao sucesso também.

“Deixe isso para lá, a palavra-chave aqui é ressignificar! Busque dar novo sentido à palavra ‘concorrente’ e desenvolva mais confiança em seu próprio negócio”.

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PERGUNTAS PODEROSAS PARA FAZER SOBRE A CONCORRÊNCIA

Vamos às questões que você pode fazer durante a análise dos seus concorrentes? Com elas, você pode ter insights poderosos para o seu próprio negócio! Te dou alguns exemplos:

1- Onde seu processo de venda precisa ser aprimorado?

2- O que falta na comunicação e no marketing de seu negócio?

3- O posicionamento da sua marca no mercado está correto?

4- Quais novos produtos você poderia desenvolver?

5- Pensando nos produtos que oferece hoje, o que você pode acrescentar, retirar ou mudar?

6 – Como é seu relacionamento com os clientes em relação ao seu concorrente? Melhor? Pior? O que você pode aprender com ele para ampliar a conexão com seu cliente ideal e tornar inesquecível o seu pós-venda?

Note que essa observação dos seus concorrentes nada mais é do que expandir a análise de mercado que você já deveria estar colocando em prática nesse momento a fim de entender como posicionar melhor sua empresa no seu nicho e como apresentá-la de forma diferenciada e exclusiva para os seus clientes.

É a partir da combinação da análise detalhada do perfil de seu cliente ideal com a análise do seu mercado que você consegue fortalecer a identidade da sua marca e apresentar seu produto ou serviço como algo verdadeiramente único.

Depois me conta aqui se você já aposta nessa aproximação e se avalia seu modelo de negócios levando em conta a avaliação do modelo de seus concorrentes, ok?

No fim da página, há um campo de comentários. É lá que acontece nosso debate. Participe! 

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