Comunicação Mais Humana: Aumente Suas Vendas com Ela

Olá!

Hoje vamos falar sobre um tema super importante para quem quer garantir um relacionamento bacana com seus clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas: a humanização da comunicação digital.

Vem comigo que eu vou te contar como fazer isso!

POR QUE DEVO HUMANIZAR MINHA COMUNICAÇÃO?

Antes de mais nada, eu queria que você entendesse porque é importante humanizar a sua comunicação.

Vou começar com um exemplo simples e corriqueiro: SAC! Com certeza você já teve o desprazer de ser atendido por uma secretária eletrônica, com uma mensagem automática, quando precisava de ajuda do suporte de uma empresa. Não sei você, mas a sensação que eu tenho é de que optaram por me deixar falando com a parede, já que ninguém se deu ao trabalho de ao menos conversar comigo. Péssimo, né?

E isso acontece em todo lugar. Quando não tem um rosto ou uma história nos conteúdos de sites, blogs e mídias sociais, ficamos com essa mesma sensação, que acontece de modo até inconsciente. É como se nada daquilo ali pudesse despertar nossa emoção, aguçar nossa curiosidade ou imaginação.

Então qual seria a melhor forma de fazer o oposto disso através da comunicação e do marketing de sua empresa? Trazer de volta as características humanas que estão por trás de todo o processo criativo e criador da sua marca.

Esse elemento humano pode ser você ou ainda uma outra pessoa ou personagem que você crie especialmente para tal função, mas aqui já aproveito para te dizer que uma conexão maior com o cliente é feita quando a protagonista da marca é você mesma (fica a dica!).

Veja como é simples comprovar esse raciocínio: quantas pessoas hoje usam seus próprios nomes em empresas dos mais diversos ramos? E quantas vezes você não se sentiu mais conectada a uma marca após conhecer a história de superação daquela empresária, cheia de altos e baixos, mas que conseguiu alcançar o sucesso?

Pois é! Isso tudo mostra que o que as pessoas querem é encontrar uma pessoa de carne e osso na outra ponta da comunicação. E é com esse ‘olho no olho’ (mesmo que digitalmente, rs) que você pode fazer seu cliente baixar a guarda e se tornar disponível para conhecer mais sobre o que você oferece.

Ou seja: para garantirmos um bom relacionamento com nossos clientes, é fundamental mostrarmos que estamos ali, por trás de toda aquela máquina que movemos e dos produtos ou serviços que vendemos. Assim, você deixa de ganhar apenas novos clientes e ganha admiradores da sua marca e do estilo de vida que ela propõe.

E qual seria o primeiro passo para isso?

Reuni algumas dicas práticas e muito importantes que sugiro que você adote como parte de sua estratégia de comunicação digital desde já!

1. MOSTRE OS BASTIDORES DO SEU NEGÓCIO

Uma ótima forma de fazer com que as pessoas se sintam ainda mais envolvidas com os valores e a essência da sua marca é dividir seu processo criativo com elas. Com isso, elas têm a sensação de estar dentro do seu negócio, ao seu lado e participando ativamente de tudo!

Quando você abre seus bastidores para seus clientes, você mostra a eles:

– Os elementos visuais que te inspiram – e que podem inspirá-los e emocioná-los também;

– A paixão que você tem pelo seu negócio e por seus produtos  – e isso cativa e faz com que seus clientes se apaixonem por ele;

– Como seu produto ou serviço é preparado de uma forma única: deixar que seus clientes conheçam seu processo também pode ser uma estratégia que pode destacar você entre as empresárias de seu nicho, permitindo até que você cobre mais pelo que oferece.

Mas como fazer isso?

Existem várias formas de você registrar e divulgar o passo a passo por trás de seu processo criativo e o cotidiano da sua empresa.

O Insta Stories, por exemplo, é sensacional para conteúdos mais curtos e dinâmicos e recomendo que você invista nele! Você pode gravar vídeos curtos e postar fotos das atividades diárias de seu escritório, das reuniões com parceiros e fornecedores, da preparação da embalagem do seu produto, e de tantas outras movimentações que acontecem no dia a dia do seu negócio que podem interessar e aproximar seu cliente.

Ainda no Instagram, e também no Facebook, você pode postar fotos do seus bastidores, e é bacana incluir imagens dos colaboradores da empresa, de você mesma trabalhando, ou de como prepara seus conteúdos, com itens e detalhes que fazem parte do cenário.

Aposte também em fazer composições bacanas e harmônicas com objetos que você utiliza no dia a dia para fotografar sua mesa de trabalho, pois quando olhamos para eles, fazemos associações com as pessoas que estão por trás deles. Lembre-se disso, é importante: as pessoas gostam de ver fotos que trazem seus objetos porque eles traduzem sua personalidade!

2. MOSTRE COMO É SEU DIA A DIA

Seu cotidiano também é um assunto interessante para seus clientes, afinal, eles querem conhecer a pessoa por trás da marca, lembra? Isso significa que algumas vezes você também deve abrir detalhes da sua vida pessoal em seu blog ou nas mídias sociais. SIM!

Eu sei que tem muita gente torcendo o nariz para essa afirmação de que é necessário expor suas vidas, afinal, não é todo mundo que curte abrir a intimidade e eu entendo e defendo o direito sagrado à privacidade.

Ainda assim, insisto e deixo a seguinte dica: não é preciso dividir todos os detalhes com as leitoras e clientes. Você pode expor sem se sentir exposta.

Para isso, basta escolher pedaços da sua vida pessoal que não te incomodem mostrar aos outros. Pensa comigo: se você tem como público mulheres que são mães, deixar de registrar em suas redes sociais momentos com seus filhos pode te fazer perder a oportunidade de fortalecer sua conexão elas.

‘Ah, mas eu não me sinto confortável em mostrar meus filhos nas redes sociais’, você pode dizer, e eu super entendo! Tente encontrar novos caminhos, evitando fotos em que o rostinho das crianças apareçam, por exemplo.

Pode reservar esse assunto para vídeos e posts mostrando como é sua relação com a maternidade, compartilhando dicas de como você superou determinados desafios que suas clientes também poderão enfrentar com os próprios filhos.

Entenda que seu objetivo aqui não é registrar todas as atividades do seu dia a dia, fazer um diário em seu blog ou ficar no Facebook e Instagram o dia todo. Aliás, defendo justamente o contrário! Encontrar o equilíbrio requer um segredo que funciona para aprendermos sobre tudo: a prática. Comece a testar conteúdos mais pessoais e você vai perceber que suas clientes cada vez mais à vontade para conversar e interagir com eles e com suas propostas de venda.

E olha: é claro que tem muita gente por aí que não mostra nada disso e faz sucesso mesmo assim. Mas isso não quer dizer que você deve abrir mão dessa ferramenta que tem à disposição. Só de permitir essa aproximação mais íntima (com os devidos limites) dos seus clientes em potencial, você já ganha audiência, autoridade e, no fim, contribui para aumentar suas vendas.

3. CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA – JORNADA DO HERÓI

Você também pode compartilhar com seus leitores e clientes as descobertas, dificuldades e superações que fizeram parte da trajetória de seu negócio, lançando mão de uma conhecida técnica: o Storytelling. Usá-la é contar histórias e mais do que isso: é contar a sua própria jornada de herói.

Vou te explicar melhor.

Sei que muitas de vocês podem estar pensando ‘não tenho criatividade para isso’, mas a máquina mais criativa do mundo está aí dentro da sua cabeça: seu cérebro! O tempo todo ele está absorvendo informações que chegam de todos os lados e construindo milhões de histórias dentro da sua caixola.

As jornadas de nossos parentes e amigos queridos, tudo o que acontece em nossa vida, são construídas em cima de histórias, sejam elas reais ou nem tanto – afinal, nosso cérebro está criando o tempo todo.

Histórias criam conexões. Não há nada mais envolvente que uma boa história e é por isso que passamos horas em frente à TV acompanhando momentos emocionantes na tela quando encontramos um bom filme ou uma boa série. Tá aí o poder do Storytelling. E é esse poder que você precisa agregar em sua comunicação ao contar sua história aos clientes. Você precisa mostrar sua humanidade à sua audiência.

No fim das contas, quem te acompanha quer ver o seguinte:

NÓS SOMOS IGUAIS E EU SUPEREI ESSE PROBLEMA, ALCANCEI ESSA META QUE VOCÊ TEM. SE EU PUDE FAZER ISSO, VOCÊ TAMBÉM PODE!

E tem várias maneiras de você mostrar isso a ele ou ela. Cada um dos seus posts (sejam eles em forma de texto, vídeo ou foto) pode trazer uma mensagem de como você se identifica com a necessidade que hoje o seu cliente possui e do modo como isso foi resolvido por você.

Você pode inclusive escrever e fixar no Facebook um post relatando aquela história que te motivou desde o início para criar seu negócio, como o caso de uma empresária que desenvolveu uma linha de alimentos sem glúten ou lactose após ela mesma sofrer com uma alergia alimentar, para que as pessoas que estão na mesma situação dela pudessem se sentir incluídas e respeitadas quando o assunto é alimentação.

Se você tem um blog (e aqui aproveito para puxar sua orelha caso não tenha), aí vem uma #DicaIncrível: as pessoas AMAM páginas de perfil! Então você deve reservar um espaço da sua página exclusivo de ‘sobre mim’. Te garanto que será um dos lugares mais acessados do site. Você também pode investir em um vídeo para ser ainda mais poderosa a sua mensagem. Vai por mim, você não vai se arrepender!

Aqui embaixo tem um infográfico que preparei para ilustrar a Jornada do Herói. Fique à vontade para compartilhá-la com quem quiser!

Esses passos não precisam ser seguidos à risca, você pode usar alguns, pular outros. O importante mesmo é que você entenda o conceito e perceba que esse roteiro está por trás do sucesso de tantos e tantos filmes que você já assistiu e que seguem essa mesma história. O motivo? Eles seguem aquilo que nos emocionam sempre: a superação e a vitória diante de uma dificuldade ou sonho. 🙂

 

4. CHEGA DE BLÁ, BLÁ, BLÁ E PALAVRAS DIFÍCEIS: VEJA COMO SEU CLIENTE SE COMUNICA

Guarde essa frase não só no coração, mas, principalmente, no seu modelo de negócio:

COMUNICAÇÃO DIGITAL E POSICIONAMENTO DE MARCA NÃO PODEM CAMINHAR SEPARADOS.

De que adianta tentar passar sua mensagem de maneira formal e complexa, com termos científicos, palavras gigantes e difíceis, excesso de termos em inglês… se essa não for a maneira como seu público quer receber seu conteúdo?

Se a escolha por essa linguagem estiver baseada nas expectativas do seu público ideal, que você conhece e entende que está em busca de soluções técnicas para suas necessidades, aí tudo bem, você está acertando.

Exemplo disso é se o seu produto é um material para pessoas que estão prestando um concurso público. Nesse caso é super importante ser correta no uso do Português mais formal, mas também vale adotar uma postura um pouco mais descontraída na abordagem a esse cliente, para se mostrar amistosa e descomplicada.

Agora, se o seu cliente ideal é alguém que não teve acesso à educação técnica/científica/formal sobre aquele tema que envolve seu produto e temuma postura mais divertida e leve, por que tentar conversar com ele como se você fosse uma acadêmica? Com certeza não vai funcionar. Vai rolar um tilt nessa comunicação, entende? E o mais importante da comunicação é justamente o que o outro entende, e não o que você fala!

Quando você gera ruídos na sua comunicação, não há marketing que resolva. Escolhas erradas nesse sentido podem atrapalhar – e muito! – nas suas vendas e afetar o potencial do seu negócio como um todo. Então nada de sair publicando posts em seus canais de comunicação sem avaliar previamente o que seu cliente procura nesse diálogo, certo?

Por isso, tenha em mente essas três etapas:

1. Avalie seu mercado, considerando o produto/serviço que você quer vender e, acima de tudo, para quem você quer vender;

2. Conhecendo o perfil do seu público, entenda qual a melhor forma de se comunicar com ele: com uma linguagem mais descontraída e leve ou mais tradicional?

3. Faça o teste final: como aqueles que são considerados referências no seu mercado se comunicam com os clientes em potencial?

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Um beijo e até o nosso próximo post. 🙂

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amanda

Apaixonada por comunicar e conectar pessoas. Gosto de histórias, gosto de paixão, de gente visionária e com vontade de fazer diferente. Sou tagarela, então prepare-se para me ver escrevendo ou gravando muitos vídeos por aqui.

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