Por que você deveria criar seu primeiro infoproduto?

by | Jul 19, 2018 | Business, Dinheiro, Negócios Digitais

 

Ahá! Essa é a pergunta de um milhão de reais em 2018.

Eu já escrevi sobre isso no blog antigo, mas decidi escrever aqui e atualizar o assunto com novas questões. E aí, por que você deveria criar seu primeiro infoproduto? Todo mundo deveria ter um produto digital para vender?

crie seu primeiro infoproduto: o que são infoprodutos

Bom, vamos começar pelo… começo, rs.

O que são infoprodutos?

São produtos de conhecimento vendidos e disponibilizados dentro do meio digital.

Ou seja: cursos, ebooks, webseminários, que ensinam algo dentro do universo online.

Os infoprodutos podem ou não ser produtos ‘profissionalizantes’, que ensinam algum ofício. Eles também podem ser cursos e ebooks voltados para qualidade de vida e desenvolvimento pessoal, por exemplo.

Além disso, como eu já adiantei, eles não são só oferecidos em formato de cursos. Você pode desenvolver uma única aula online e vender. Pode também criar ebooks ou clubes de conteúdos digitais.

O que é melhor, qual é o melhor formato digital? Depende. Depende do conteúdo que você vai entregar e depende do comportamento de consumo dos seus clientes ideais. O que eles preferem? Ebooks mais práticos? Ou vídeo-aulas e cursos online?

A tendência média hoje é o consumo maior de vídeo-aulas e cursos, mas se hoje você quer criar logo o seu primeiro produto digital, de maneira mais prática, sugiro começar pelo ebook, ok?

Crie seu primeiro infoproduto: por quê?

Por que raios você deveria criar um infoproduto hoje?

Será que o mercado já não está saturado? Será que é perda de tempo e dinheiro entrar no universo digital agora?

Não, não e não.

O Brasil tem uma das maiores populações usuárias de internet no mundo. Se eu falar sobre mídias sociais, mais especificamente o Instagram, por exemplo, as mulheres brasileiras são o segundo grupo que mais utiliza essa plataforma no planeta. E você ainda acha que o mercado saturou com apenas alguns anos de desenvolvimento?!

E mais: com o seu produto digital, você não vende apenas para o território brasileiro. Eu tenho alunas brasileiras que moram em Portugal, nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, na Holanda… sentiu o alcance que você pode ter com o seu infoproduto?

Você pode até achar que não deveria criar o seu infoproduto porque já existem muitos produtores digitais na sua área. Mas isso também é um engano: o que você deve fazer é destacar o diferencial da sua proposta e do seu produto.

Você pode, por exemplo, escolher um nicho específico dentro do seu mercado e vender só para ele. Pode também destacar na sua comunicação que o seu produto oferece vantagens e transformações que outros produtos já existentes não oferecem (fique de olho aqui no blog, vai rolar post sobre diferencial e posicionamento de marca).

Se eu desistisse do Projeto Comunicação Incrível porque outras pessoas já falam de marketing e branding na internet, teria deixado de lançar cinco turmas incríveis e escalar meu negócio de forma crescente. É por isso que eu te digo: não desista porque já existem outros produtos digitais no seu mercado – encontre a sua proposta única de valor. Combinado?

Crie seu primeiro infoproduto: posicionamento de marca

Pensa comigo: feche os olhos e imagine uma professora. O que ela te passa, quais sensações ela desperta em você?

Não sei você, mas eu sinto respeito, admiração e até um cadinho de reverência (tenho professores que ficarão eternamente guardados na minha memória e no meu coração).

É isso que o nosso cérebro automaticamente sente quando vê alguém dando uma aula ou um curso.

Quando você constroi suas aulas online, seus workshops e cursos diversos, quando escreve um livro ou um ebook, compartilhando seus conhecimentos, você está se mostrando como especialista na sua área. E isso fortalece automaticamente a imagem da sua marca aos olhos dos seus clientes ideais.

É óbvio que não é tão simples e raso assim, né. Junto a decisão de criar e vender o seu primeiro curso online, você precisa construir toda uma comunicação que faz o lançamento desse curso e te posiciona no seu mercado como uma especialista. Mas a criação de ebooks, aulas e cursos é um passo muito importante para te destacar do resto dos seus concorrentes.

Crie seu primeiro infoproduto: ganhe escala

Eu não sei se você já criou um curso presencial, um workshop de um fim de semana, um evento ao vivo, mas olha… que trabalho!

É um trabalhão para organizar tudo, pensar em todos os detalhes. Arrumar um lugar bacana para isso. Alimentação das pessoas inscritas. Material impresso. Sem falar no trabalho para vender os ingressos… ui.

Em um curso ou evento presencial, as pessoas deixam para última hora a decisão de comprar ou não a inscrição/vaga. Mas existe um problema delicado: você já se comprometeu com vários custos (caros), como buffet, local, equipe de fotografia, material… e agora?

No caso de um infoproduto, seu custo de entrada no mercado pode ser muuuito menor e toda a estrutura inicial pode ser muito mais simples. O retorno (e o tempo de retorno) do produto digital varia conforme mercado escolhido e estratégia de marketing, mas quando um produto finalmente ‘vira’, normalmente apresenta um retorno sobre investimento (ROI) bastante interessante.

Isso acontece porque o lançamento de um infoproduto consegue uma escala muito maior do que um evento ou curso presencial. Pense nisso: em um curso presencial, a pessoa precisa pensar em reservar um ou dois dias inteiros para o workshop, precisa pensar em deslocamento, passagem e hospedagem (isso se for em outro município ou estado), com quem deixar os filhos… a decisão de comprar ou não o curso envolve uma arquitetura de escolhas muito mais complexa.

Já a compra de um curso online envolve uma série de decisões, mas costuma ser muito mais simples do que a inscrição em um evento presencial. Isso facilita o aumento no número de alunos, especialmente se o ticket (valor do investimento no curso) é baixo.

Pense nisso: quem hoje consegue ter espaço na agenda para fazer vários cursos e estar em vários lugares ao mesmo tempo? Por isso o curso online é tão atraente. A flexibilidade de assistir a qualquer tempo vence o curso presencial na maioria das vezes. E assim você consegue atender a mais pessoas, de fora do seu município, estado ou até país.

crie seu primeiro infoproduto: diversifique suas fontes de receita

Você coloca todos os ovos em uma cesta só? Quando falamos em investimentos financeiros, a primeira coisa que aprendemos é a importância da diversificação de investimentos para mitigar os riscos de perda. E você, como empreendedora… você diversifica ou aposta em uma única frente de atuação/venda/prestação de serviço?

Quando você aposta em um único produto ou serviço, seu modelo de negócio é ousado demais, até frágil, eu diria. Você está sujeita a sazonalidades do seu nicho de mercado. Por exemplo: se você trabalha com eventos, sabe que há períodos do ano em que as pessoas dificilmente organizam eventos ou fazem festas. E aí, você fica sem fontes de receita durante esses períodos?

Criar um infoproduto é ter mais uma fonte de receita para o seu negócio, que pode inclusive trazer renda mais estável para você, mês após mês. Já imaginou ter um produto que você consiga vender todos os dias, mesmo nos meses mais difíceis do seu negócio?

Mais uma vez: óbvio que não tem fórmula mágica e, como todo produto, você precisa testar a sua oferta para ver se ele voa, ok? Mas ignorar esse mercado é simplesmente ignorar uma fonte de receita que representa o futuro.

crie seu primeiro infoproduto: e agora, como começo?

E aí, ficou interessada em criar o seu primeiro infoproduto?

Então quero te convidar para a aula gratuita que eu vou dar no dia 26 de julho, às 20hs. O tema é “Como Criar Seu Primeiro Curso Online”. Eu vou te mostrar quais são os passos que você precisa desenhar para criar a sua primeira aula paga, webseminário vip ou curso online. Também falaremos sobre ebooks pagos, mas nosso principal foco é na criação das aulas e cursos pagos.

Essa aula ficará disponível de forma gratuita apenas durante a sua realização ao vivo. Depois, nós fecharemos esse conteúdo apenas para nossas alunas. Então aproveite a oportunidade e participe da aula!

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amanda

Apaixonada por comunicar e conectar pessoas. Gosto de histórias, gosto de paixão, de gente visionária e com vontade de fazer diferente. Sou tagarela, então prepare-se para me ver escrevendo ou gravando muitos vídeos por aqui.

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