Sobre Barriga de Tanquinho e Feed Perfeito no Instagram para Vendas

by | May 15, 2018 | Facebook&Instagram

E aí, vai me dizer que nunca teve vontade de ter barriga tanquinho e feed no Instagram digno de agência publicitária? Pois é. 

E tem gente que não assume, né. “Ah, imagina, eu não tenho um feed assim porque não quero mesmo, quero ter liberdade, não é porque não sei fazer”. Hum, sei…

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa:

É mesmo tão importante assim ter esse feed esteticamente impecável?

Antes de responder, vou ser ainda mais específica na pergunta, para que você entenda melhor a diferença da resposta…

É mesmo tão importante assim ter esse feed esteticamente impecável, para vender mais e fazer meu negócio crescer?

Entendeu a diferença aqui? Pois a resposta é… depende.

O Feed perfeito ou nem tudo o que reluz é ouro

O mito do feed perfeito é igual ao mito dos milhares de seguidores.

Você continua achando que precisa ter mais alguns milhares de seguidores para que seu negócio seja levado a sério e venda mais. De fato, fazer seu Instagram crescer deve ser uma prioridade sua, mas ter uma conta menor na plataforma não impede você de fazer mais vendas. Mas esse tema é assunto para outro post.

O outro mito é justamente o mito do feed perfeito.

Eva Chen, responsável pelo departamento de parcerias de moda do Instagram (e mãe de dois bebês fofíssimos!), já sinalizou em algumas entrevistas que feeds “bagunçadinhos” também bombam no Instagram. O próprio perfil da Eva é uma zona mesmo, uma espécie de diário pessoal da comunicadora.

A chave para vender mais no Instagram é a mistura de dois componentes:

curadoria de conteúdo + chamada para ação

Não busque fórmulas mágicas e pozinho de pirlimpimpim: seu Instagram só vai começar a vender mais se você realmente se conectar com o conteúdo que seus clientes querem ver.

Sua curadoria de conteúdo visual e textual vale mais do que qualquer feed lindão. Se você trabalha com uma agência de viagens, por exemplo, precisa postar boas fotos de destinos e lugares turísticos, fotos que encham os olhos dos seus clientes ideais. E nota: boas fotos, com boa resolução e bem tiradas, é o mínimo de preocupação com a sua estética do feed e não pode ser ignorado, ok?

Seus clientes curtem mais destinos com praia? Capricha em fotos de praias paradisíacas e tudo o mais que revela um universo de conteúdo relacionado ao tema: drinks e comidas tropicais, hoteis de sonho cheios de bossa, mergulhos, fundo do mar, mulheres e homens felizes e de roupas leves e confortáveis…

Eles são mais sofisticados, curtem destinos mais urbanos? Aposte então em fotos de brindes com champagne, menu gourmet, hoteis com serviços exclusivos, fotos de arranha-céus e rooftops, restaurantes badalados.

Seu texto também precisa ter a dose certa de conteúdo com chamada para ação.

O que é chamada para ação ou CTA (call to action)?

É o comando que você dá, o convite que você dá no início, meio ou fim do post (no fim do post é melhor, completando a jornada) para que seu cliente tome uma decisão ou ação. Pode ser um convite para ele se cadastrar na sua lista de assinantes ou um “clique agora no link da bio e conheça melhor o nosso serviço”.

Se você não estimula seu cliente a comprar, a agir naquele momento em que ele está vendo seu conteúdo, você diminui as chances de ele ser movimentado pelo impulso gerado por uma boa foto ou legenda.

E aí, quantas vezes você faz essa chamada para ação e oferece de forma mais clara e ativa os seus produtos e serviços?

Ok, mas e o feed bonitão, qual é a vantagem dele?

Vamos lá. Um feed mais harmônico e organizado agrada aos seus olhos e aos olhos dos seus leitores. Fica mais delicioso ao cérebro passar pelas imagens, ele fica com mais e mais vontade de olhar mais fotos, a curiosidade é aguçada e instantaneamente isso dá um ar de mais cuidado com detalhes e profissionalismo à sua marca. Isso é uma das maiores vantagens de se preocupar com a identidade visual e o design de todas as suas plataformas digitais, não só o Instagram.

Além disso, existe um fator de mensagem de marca importantíssimo no feed organizado. Por exemplo, usar as cores e tipografia que remetem à sua identidade visual, de forma frequente e uniforme, faz com que você conecte as pessoas automaticamente e de forma inconsciente ao espírito da sua marca. E quando mais você faz isso, mais forte e impactante a sua marca se torna aos olhos dos seus clientes em potencial.

Isso se faz ainda mais importante quando você trabalha com clientes ideais que são visualmente impactados por uma boa curadoria visual. Moda & gastronomia, por exemplo, são dois campos de trabalho em que os clientes curtem mesmo boas fotos e uma preocupação maior com o design.

Como fazer isso acontecer:

  • Fotografar seus produtos de forma criativa e bem iluminada, sempre da mesma maneira, criando uma “assinatura fotográfica” para todos eles ou pelo menos para cada uma das suas coleções
  • Criar padrões de cores para usar em frases e filtros de fotos
  • Menos é mais: usar uma única fonte para publicar de forma constante artes, frases e legendas

Gostou do post?

Então aí vem a minha chamada para ação:

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amanda

Apaixonada por comunicar e conectar pessoas. Gosto de histórias, gosto de paixão, de gente visionária e com vontade de fazer diferente. Sou tagarela, então prepare-se para me ver escrevendo ou gravando muitos vídeos por aqui.

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