Psiu, Você Esqueceu Esse Marketing Aqui

Você tem certeza absoluta de que já planejou e mapeou toda a comunicação e marketing do seu negócio?

Bom, talvez depois de terminar de ler esse post, você conclua que… não.

Vamos ver?

Há alguns anos, a tendência do mercado digital é falar em marketing de conteúdo, em inbound marketing (em inglês fica mais chique, bem).

Todos os nossos olhos se voltaram para a produção de conteúdo digital, para o SEO dos nossos blogs e para perdermos o medo de fazer mais fotos e mais vídeos. Certo?

Isso não é errado e nem deixou de ser importante (alô, eu sou especialista em estratégia de conteúdo digital, além de consultora de comunicação… e continuo vendo resultados quando aposto em conteúdo).

Mas os clientes hoje pedem mais conexão e querem ser surpreendidos. 

Se a sua marca fizer tudo igual a qualquer outra do seu mercado, qual será a diferença que vai fazer o cliente escolher você?

Você precisa se concentrar em dar ao seu cliente a melhor experiência possível, do pré-venda ao pós-venda.

E antes que você me diga “isso não tem nada a ver com marketing e comunicação”, pense de novo.

Quando você se concentra em estabelecer comunicação, conteúdo e ações de marketing que querem encantar seus clientes do início ao fim do processo, você está passando uma mensagem. Sim, você está comunicando ao encantar e está vendendo sem falar expressamente em venda.

Bem vinda ao marketing de experiência.

Dentro da Jornada da Expert, um dos meus grupos intensivos de acompanhamento, ontem o assunto foi justamente esse:

como você encanta o seu cliente? você sabe dizer exatamente como ele deseja ser surpreendido e acolhido por você?

O marketing de experiência usa e abusa de emoções, sentidos e vivências para mostrar ao seu cliente um pouco mais da experiência da sua marca. Você consegue conectar a mensagem do seu trabalho a momentos e sensações que seus clientes vão amar e guardar nas suas memórias e corações.

Quer coisa melhor do que isso?

O mais curioso é perceber o medo e a resistência de muitas pessoas com relação a esse tipo de marketing.

Sabe por quê?

Porque ele parece custar caro. Isso porque o marketing de experiência tradicionalmente é utilizado pelas marcas de luxo e, claro, com seus budgets astronômicos de marketing, cada evento dessas marcas é um flash…

Mas não, o marketing de experiência não precisa custar sua conta bancária toda.

Ele está ligado ao cuidado integral que você tem com a satisfação e experiência do seu cliente. Então, quando você mapeia no seu processo de comunicação que existe uma demora na resposta dos seus pedidos de orçamento, o simples fato de você ajustar esse pedaço da sua comunicação é cuidar do seu marketing de experiência.

Quando você ajusta o seu suporte ao cliente para ter mais eficiência na solução de problemas durante a venda e o pós-venda, você também está cuidando do seu marketing de experiência.

Como anda sua procura por feedbacks? Como você planeja encontros mais próximos com a sua audiência digital? Você tem uma política de fidelidade e followup eficientes e constantes?

Isso tudo também é marketing de experiência.

Claro que ações e eventos exclusivos e especiais são formas potentes de executar o marketing de experiência na comunicação da sua empresa.

Mas…

ainda não inventaram marketing mais eficiente que um excelente acolhimento, atendimento ao cliente e entrega rápida e eficiente dos produtos que ele comprou.

Combinado?

Agora um pedido: preciso saber se esse tema é relevante para você. Se quiser que eu escreva mais sobre ele, deixe um comentário aqui embaixo. Pode ser um simples SIM! ou uma dúvida sua sobre esse tema. Um beijo enorme!

 

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amanda

Apaixonada por comunicar e conectar pessoas. Gosto de histórias, gosto de paixão, de gente visionária e com vontade de fazer diferente. Sou tagarela, então prepare-se para me ver escrevendo ou gravando muitos vídeos por aqui.

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