5 Dicas para Planejar A Sua Comunicação e Marketing de Forma Sustentável

by | Jun 8, 2018 | Business, Comunicação Digital, Mindset&Produtividade

Muuuuuita gente me escreve pedindo que eu fale sobre organização e construção de planejamento e metas.

Eu tenho zero formação em business e administração. Mas sem modéstia alguma, eu sei gerir o meu negócio, leio muito e o principal: coloco tudo em prática. E é por isso que eu tô aqui para conversar com você.

Resolvi listar aqui 05 dicas e reflexões importantes sobre o que é fundamental na hora de planejar um desenvolvimento sustentável do seu negócio.

Leia tudo e o mais importante: nada de guardar o conhecimento só na caixola. Termine de ler o post e se coloque imediatamente em ação, ok?

A arte de priorizar: focar na coisa certa, no momento certo

Você tem alguma noção de quanto custa a sua hora de trabalho? Sabe quanto dinheiro perde quando você se concentra e desperdiça sua atenção e energia de decisão em alguma coisa desnecessária ou até mesmo necessária para o futuro, mas dispensável para o momento presente do seu negócio?

Pois é. Quando você não sabe otimizar seu tempo e selecionar exatamente a atividade que deve ter a sua atenção AGORA, você está perdendo dinheiro.

Quando você fica perdida em meio a layouts diferentes do seu site, em vez de simplesmente escolher o mais prático e funcional para suas atividades, e por conta disso nunca libera a bodega do site para ser publicado… você está perdendo dinheiro.

Quando não senta o popô na cadeira por metade de um dia inteiro, sem deixar ser interrompida por telefonemas desnecessários ou toneladas de emails que poderiam ser respondidos em outro momento, para estudar a fundo quais são os ajustes que suas mídias sociais precisam ter para o próximo mês… adivinhe? Você também está deixando dinheiro na mesa.

Então, vou te propor o seguinte exercício.

Liste AGORA (sim, AGORA, pare de ler esse post, desligue telefones e deixe de ver o Facebook) quais são as atividades da sua comunicação que você acha que precisam ser modificadas/atualizadas/resolvidas.

Agora, dê uma nota de prioridade para o momento presente a elas. De 0 a 5, do menos importante para o importantíssimo para ontem, qual é a nota de cada uma das atividades?

Agora, com as notas dadas, pegue um calendário dos meses de 2018.

Eu gosto de usar um calendário impresso com cada mês em uma folha A4. Depois passo tudo para a agenda do Google.

Coloque nesse calendário as atividades em ordem de prioridades.

Importante: fixe um prazo, uma meta de realização e comprometa-se com ela.

E seus planos para 2019?

Se você tem um negócio, precisa pensar à frente.

Quais são os projetos que quer desenvolver em 2019? Novos produtos? Relançamento de produtos antigos queridos? Um rebranding da sua marca?

Novamente, coloque suas metas no papel.

Para cada projeto, uma série de atividades de comunicação e marketing serão necessárias. Então liste a ordem de execução dos seus projetos em 2018 e 2019 e as ações de comunicação e marketing necessárias e correspondentes.

Sobre otimizar, programar e delegar

A vida é cheia de imprevistos.

O dia a dia de um negócio nunca te deixa ficar muito tranquila sobre o que precisa ser executado no momento presente.

E é por isso que eu sempre bato na tecla da otimização de tarefas.

Considerando todas as suas metas no tempo, olhando para esse calendário que você montou, o que precisa ser executado em curtíssimo e curto prazo? E o mais importante: o que pode ser delegado e/ou automatizado para desafogar a sua rotina empreendedora?

sobre o improgramável

Ser empreendedora é eternamente lidar com imprevistos.

Sim, muito do seu planejamento vai precisar ser revisto e alterado quando algumas questões ou desafios aparecerem.

Mas jamais esqueça dois pontos fundamentais aqui:

1 – Muitas vezes, os cancelamentos e mudanças no seu cronograma poderiam ter sido evitados se você já estivesse com tudo planejado, otimizado, programado e/ou delegado. Reparou aqui a importância de um bom planejamento? Ele pode blindar o seu negócio contra muitas crises e surpresas.

2 – Bom, nem preciso dizer, mas reforço: mesmo diante dos imprevistos, o planejamento não perde importância. Ele te mostra o que pode de fato ser remanejado ou postergado e quais metas futuras precisam ser reavaliadas diante da mudança no momento presente.

pare de se preocupar com formalismos e ferramentas

Mas qual é a ferramenta de metas que você deve usar? Qual é a teoria de gestão de projetos que funciona de verdade? Qual aplicativo ou agenda ou journal…

NÃO. FAÇA. ISSO.

Presta bem atenção ao que eu vou escrever aqui:

Não seja escravo do MEIO. O meio é apenas… ora, bolas, um FUCKING MEIO para você alcançar um FIM.

Logo, não importa a teoria ou a ferramenta. Importa descobrir o que funciona para você. E mais do que isso: importa se comprometer de verdade com todo o processo de planejamento e monitoramento das suas metas!

Se você hoje ler esse post, colocar o calendário dos meses nos papeis, como eu te sugeri, e já visualizar suas metas para os meses de 2018, eu já vou ficar muito feliz por você.

É o começo do planejamento para um crescimento sustentável e organizado da sua empresa!

Se você quer planejar dentro do ambiente digital, um bom uso da Agenda do Google e do Evernote já dão conta do recado (e o melhor: são ferramentas gratuitas!).

Confia em mim. Comprometa-se com o processo e aposte no simples. Qualquer coisa complexa que te vendam é só firula, fogos de artifício.

Organizar e planejar significa comprometer-se com a sua própria felicidade. Lembre-se disso.

Um beijo,

Amanda

P.S.: se você quer saber mais sobre como organizar sua comunicação digital de forma prática, você precisa conhecer o nosso mini-curso express Como Organizar Sua Comunicação Digital. Nele você vai conhecer estratégias práticas e eficientes para otimizar e organizar sua produção de conteúdo nas mídias sociais. Clique aqui e saiba tudo sobre o curso (acesso imediato a todo o material logo após a inscrição).

 

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amanda

Apaixonada por comunicar e conectar pessoas. Gosto de histórias, gosto de paixão, de gente visionária e com vontade de fazer diferente. Sou tagarela, então prepare-se para me ver escrevendo ou gravando muitos vídeos por aqui.

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